Cada tiro, cada melro!

terça-feira, janeiro 22, 2008

"Quanto tempo é que demoras? Está calor..."

É de ficar com os cabelos em pé, não? Às vezes, pergunto-me se nós, professores, falamos a mesma língua dos alunos. Será que é tão difícil de perceber o que se pretende com uma questão do tipo "Localiza a acção no tempo"?
Num trabalho que eu solicitei a um grupo de alunos sobre o conto "A Ilha Desconhecida", de José Saramago (estamos a falar de um nível de 10º ano), incluí a pergunta referida. Resposta dos alunos:

- Húmido - "... e deitou-se ao comprido no limiar, tapando-se com a manta por causa do frio."
- Sol - "O Sol havia acabado de sumir-se no oceano..."

Atenção ao pormenor: justificaram com frases do texto!
O que fazer? Que língua falar? Como explicar? Espero que tenha sido uma vez sem exemplo...

1 Comments:

  • At 10:18 da manhã, Blogger sandra said…

    Desgraças à parte, este tipo de erros permite-nos umas gargalhadas que, felizmente, são muitas vezes partilhadas com eles (alunos)e, assim, a rir de si próprios, aprendem para todo o sempre!

     

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home